Cursos extracurricular de apoio, pois switches e roteadores operam nas camadas 2 e 3 OSI, então supõe-se que o profissional também saiba sobre a camada 1 OSI, cabeamento, conectores, etc.
Com esse propósito, um curso reconhecido é o da Furukawa, com possibilidade até de ser certificado pela mesma, após realizar uma prova e obter pontuação mínima 7,0. A prova é bastante difícil, sendo comparada a CCNA, e possui validade de 1 ano, ou seja, precisa renovar todo ano. Existe muito poucos profissionais certificados no mercado. E possui créditos reconhecidos para a certificação BICSI, a certificação de maior reconhecimento nessa área.
Segue abaixo os sites de informações na Furukawa:
Cursos - Informações dos cursos e calendários nos centros autorizados;
Furukawa Certified Professional;
Furukawa Certified Professional Master;
Data Cabling System;
Furukawa Certified Professional Fibra Óptica.
Recomendo, pois aborda todas as normas técnicas internacionais, e as normas nacionais são baseadas nessas.
Curso muito teórico(cansativo), pouca prática, material de camada 2 e 3 baseado no CCNA, erros na apostila, não está 100% atualizado, instrutores q não são da área, fraude de alunos passarem na prova em alguns centros de treinamentos, tem até instrutor que fez a prova com consulta para poder ministrar os treinamentos. Vale mais a pena comprar um livro e estudar....
ResponderExcluirBoa noite, agradeço a sua opinião e participação no blog. Concordo com a sua opinião em relação a ser teórico, as outras opiniões não tenho conhecimento, e existe todos os tipos de profissionais em qualquer área. E vou citar apenas um fato incontestável entre fazer o curso ou ler um livro: possui o certificado de participação, e você coloca no currículo o curso com carga horária, assuntos abordados, etc. Ou seja, é um ótimo diferencial devido o CCNA tratar especificamente das camadas 2 e 3, e supõe-se que o certificado em CCNA conheça camada 1, tornando-se um pré- requisito, como me disse várias vezes o instrutor da turma em que eu participei do CCNA. Abs.
Excluir